10 Dicas para votar de forma mais consciente por um Brasil melhor

VoteLimpo1_Redim

Teremos eleições no próximo domingo, dia 05/10/14, e quanto ao pleito que se aproxima, seguem algumas sugestões/orientações importantes:

1- Não defina seu voto a partir de pesquisas eleitorais, escolha seu candidato sem que nenhum tipo de influência desta natureza o influencie.
2- Escolha candidatos que não tem passado duvidoso, ou seja, que não estão com a ficha suja.
3- Examine as propostas dos candidatos, verifique se são realistas para que, então, possa conhecer melhor o futuro que seus escolhidos querem para o Brasil.
4- Se há qualquer denúncia ou processo por corrupção, desmandos, abuso do poder político, conchavos escusos ou ações ilícitas de qualquer natureza, procure se informar e considere estas informações para definir seu voto.
5- Não vote em candidatos que representam o que se chama de voto de protesto, ou seja, que não tem condições reais de exercer mandatos em benefício público. O prejuízo para o país é grande pois passamos a ter mais uma pessoa incapacitada no exercício de um mandato que é importante para todos e que não terá voz, força, ideias, propostas e resoluções em favor da população.
6- Faça uma análise criteriosa da realidade do país, de seu estado e mesmo de seu município. Verifique se este contexto, do modo como se apresenta, é aquele que deseja para a sua vida e a de todos os demais brasileiros (inclusive seus filhos, netos, sobrinhos, amigos…).
7- Faça pesquisas para verificar o patrimônio dos candidatos. Aqueles que tem muito mais do que deveriam ter podem estar enriquecendo de forma ilícita e, sendo assim, não vote neles!
8- Evite candidatos que se preocupam mais em atacar oponentes que em defender suas propostas. Acima da vitória nas eleições a qualquer custo deve estar a consciência de que a eleição visa trazer para a população um governo que trabalhe em prol da coletividade, do bem estar geral e do progresso da nação.
9- Evite os votos brancos e nulos pois muitas vezes, por conta de não escolhermos um candidato e suas propostas, ao anularmos ou votarmos em branco, estamos cedendo espaço para que candidatos ruins, despreparados, com maior espaço de divulgação de suas candidaturas ou apoiados por interesses privados sejam eleitos.
10- Não venda seu voto. Sua consciência deve vir em primeiro lugar. Não troque o seu direito de escolha por nenhum tipo de benefício imediato, seja uma cesta básica, dinheiro, material de construção, roupas, transporte, material escolar ou o que for. O custo deste benefício imediato será muito alto para você e para todos os brasileiros.

Por João Luís de Almeida Machado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s