As Tecnologias e o motivo de sua gênese

da vinci robot

Se tecnologias existem é por um único e primordial motivo… tornar melhor a vida humana.

A essência de qualquer recurso criado pelo homem é a utilidade, ou seja, somente tem sentido real de existir porquê de algum modo permite maior eficiência as pessoas.

Uma faca, por exemplo, facilita o corte de alimentos e evita que tenhamos que fazer isso com a força de nossos braços apenas, rasgando carnes e peixes ou dilacerando vegetais. Há a utilidade e também o aperfeiçoamento, a precisão, a objetividade que se encerram nos utensílios que criamos.

Os computadores e toda tecnologia de ponta a eles associada, nisso inclusa a internet, são igualmente meios pelos quais a vida humana melhora, ou devia melhorar, com maior acesso a diferentes e diversos mundos e pessoas, ao conhecimento que pelo mundo afora é criado, a comunicação rápida entre mundos distantes ou próximos, a conexão que pode salvar vidas ou fazer aflorar revoluções.

Para os educadores e educandos os meios e possibilidades da tecnologia são igualmente vários e múltiplos: do acesso puro e simples a informação diversificada em volume e qualidade, conforme a necessidade, as trocas e ao intercâmbio incessantes entre todos os envolvidos no processo educacional, do diretor da escola aos alunos, passando pelos professores e pais, por funcionários da secretaria e da manutenção aos órgãos reguladores da educação nos países e no mundo.

As possibilidades são, portanto, infinitas enquanto a mente humana assim o permitir.

 

Por João Luís de Almeida Machado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s