INTERNET 25 ANOS: Como nossas vidas mudaram?

Image

Há 25 anos atrás a Internet como a conhecemos hoje surgiu no mundo.

Sua vida mudou neste meio tempo por causa do advento da World Wide Web?

Não há dúvidas quanto a isso. Mudou e mudou muito mesmo!

Mas a mudança foi para melhor ou para pior? Ou há aspectos positivos e negativos no mundo plugado a rede como em todas as coisas da vida?

Certamente que há aspectos positivos e negativos você vai dizer. Para começo de conversa graças a web hoje podemos nos comunicar globalmente, com custos baixos, integrando de norte a sul e de leste a oeste do planeta em questão de segundos.

Nunca tivemos acesso a tanta informação na história da humanidade.

Produzimos via internet um montante incalculável de dados.

As redes criaram condições para que o conhecimento humano fosse compartilhado pelos quatro cantos do globo.

Vozes diferentes daquelas “oficiais” ou corporativas puderam ser ouvidas.

Recursos para melhorar a vida humana em diferentes áreas foram disponibilizados via web.

Até mesmo governos e fraudes em empresas vieram à tona graças à internet e a abnegados usuários que ousaram desafiar o sistema vigente.

A Internet, portanto, mudou nossas vidas e incorporou muitas possibilidades. Será que fazemos uso destas possibilidades do melhor modo possível é a pergunta que se estabelece, ou seja, poderíamos usar de modo ainda mais eficiente e inteligente os meios e recursos disponibilizados via web?

Por outro lado, com o advento da web surgiram questões relacionadas ao uso nada correto da rede, que ocasionaram por exemplo a intolerância online, o ciberbullying, a espionagem via web que afeta a vida de bilhões de pessoas além de empresas e governos, o uso para fins violentos ou ilícitos como a venda de drogas ou o terrorismo, o isolamento dos usuários em relação ao mundo off-line, as doenças relacionadas ao uso inadequado da web (entre as quais, por exemplo, o surgimento dos viciados na internet, que não conseguem viver sem estar conectados nem um minuto sequer)…

Há certamente coisas boas e ruins, mas todas elas estão associadas ao mais vital dos elementos nessa iniciativa: o ser humano.

Como você utiliza a web é que define se ela está sendo útil, boa, proveitosa, ética, cidadã, em favor do progresso humano, em prol da educação, pela saúde das pessoas, em luta pela proteção do meio-ambiente… O mais importante, neste aspecto é que acima de tudo, de todas as inovações, mídias, plataformas, redes, empresas, corporações, governos ou de qualquer bandeira, deva estar o ser humano, sua consciência, o respeito por sua privacidade, por sua saúde, pela cidadania e pela ética, sempre usando estas e outras ferramentas em prol da paz, da prosperidade, da segurança e da civilidade.

Por João Luís de Almeida Machado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s