Como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas? (I)

O advento das novas tecnologias de informação e comunicação é um fato e todos estão a par disso em suas vidas. O cotidiano tem demonstrado isso de modo bastante evidente para cada um dos usuários de recursos como computadores, internet, tablets, smartphones e tantos outros inventos recentes criados pela humanidade. O uso mais regular destes devices, como por exemplo, para fins de comunicação, negócios, estudos, viagens, desenvolvimento de projetos e acesso a informação, por vezes fica banalizado e não percebemos a profundidade e as reais possibilidades que estes recursos oferecem para a vida das pessoas. Vou citar 3 exemplos objetivos para que possamos entender melhor como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas, confira: 

Image

– Pescadores do Brasil e de outras regiões do mundo estão se utilizando de telefones celulares para antecipar a demanda de seus pescados, evitar desperdícios deste alimento, oferecer produtos mais frescos para a clientela, mais sabor para quem consome estes peixes e evitar problemas quanto ao consumo de alimentos que fiquem expostos por tempo demais em mercados ou bancas. No Congo, segundo relato que li no livro “A Nova Era Digital”, de Jared Cohen e Eric Schmidt (ambos do Google), pescadores agem desta maneira apenas pelo uso de seus celulares, conforme mencionado, pescando com redes mas retirando os peixes da água somente a partir das encomendas feitas em terra pelos clientes. Com isso utilizam esta matéria-prima sem causar perdas adicionais, como ocorria antes, quando levavam tudo o que conseguiam pescar para os mercados, ficavam lá durante horas, com o produto exposto as intempéries do tempo, em especial ao calor e as bactérias próprias desta exposição, o que ocasionava perdas e venda de produtos que iam se deteriorando com o passar das horas. Ao fazer isso, proporcionam alimento fresco e de qualidade para o público consumidor atendido por eles. E para isso não foi necessário nada além de seus telefones celulares e, é claro, os serviços de telefonia que oferecem a possibilidade desta comunicação acontecer!

Image

– A internet está oferecendo possibilidades de acesso a informação e de estudo sem precedentes na história. O advento dos MOOCs (Massive Open Online Courses, no original em inglês, que em português significa, em tradução literal, Cursos livres “em massa” online), com iniciativas como o edX e o Coursera, permitem que alunos de diferentes partes do mundo possam fazer cursos online, sem custos, de prestigiadas universidades, como Harvard, MIT, Stanford e tantas outras. Segundo o professor Anant Agarwal, do MIT, presidente do edX, os cursos oferecidos por esta plataforma online atingem países em todos os continentes e permitem que educadores como ele ofereçam seus cursos, muito disputados nas universidades onde lecionam mas com limitação de vagas, atinjam quantidades de alunos que somente seriam atendidas ao longo de décadas. O curso ministrado por ele no MIT, por exemplo, tem 200 vagas por ano. Com a disponibilização das aulas no edX, ele chegou a ter mais de 150 mil inscritos de todo o mundo (inclusive do Brasil) e ao final do curso, 7 mil pessoas formadas. Isso significa que o professor teria que trabalhar o equivalente a 35 anos em sala de aula para atingir igual quantidade de alunos! Além dos MOOCs, iniciativas como a Khan Academy, traduzidas em diferentes línguas (como no Brasil, pela Fundação Lemann), disponibilizam aulas online que explicam conceitos de matemática, biologia, física, química, história e tantas outras áreas do conhecimento para milhões de alunos de todo o mundo. Projetos que nascem pequenos e que, com o tempo, vão ganhando vulto e atingindo mais e mais pessoas para que elas se preparem melhor para a vida ou para os desafios imediatos que têm pela frente, como no caso do Brasil, para estudantes do Ensino Médio que todos os anos enfrentam os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para entrarem nas melhores universidades do país e realizarem seus sonhos de se tornarem médicos, advogados, engenheiros, professores… Neste sentido, por exemplo, os vídeos Zoom Poliedro, produzidos pelo Sistema de Ensino Poliedro, para ajudar os alunos a entender melhor conceitos de humanas, exatas e biológicas é outra iniciativa que igualmente mostra como a internet pode ajudar as pessoas a estudar. Tendo sido lançada a somente 3 meses (começou oficialmente no mês de agosto de 2013), o Zoom Poliedro já atingiu 50 mil visualizações e cumpre seu papel de auxiliar os alunos em seu preparo para o ENEM e outros vestibulares.

Image

– Você certamente já ouviu falar do Autocad. Trata-se do software mais desenvolvido e popular entre os profissionais de engenharia em todo o mundo. É utilizado há anos como o principal recurso de escritórios de países na Europa, Estados Unidos, América Latina, Ásia, África e Oceania para a criação de projetos notáveis nas diferentes áreas de realização profissional da engenharia. Além deste recurso, a Autodesk, empresa responsável pelo Autocad, disponibiliza muitos outros softwares igualmente valiosos para usuários deste segmento e de outros. O que poucos sabem é que estes aplicativos estão agora também disponíveis para download para tablets ou smartphones e que, como parte de seus projetos educativos, a empresa Autodesk organiza eventos, como o Autodesk University, em que há troca de experiências entre profissionais, estudantes, empresas e universidades de diferentes partes do mundo. Além disso, a empresa disponibiliza mais de 30 aplicativos para download gratuito para estudantes, para que conheçam estas ferramentas, possam se aperfeiçoar profissionalmente e já estejam qualificados para atender as demandas do mercado de trabalho globalizado, extremamente competitivo, sempre em busca de jovens profissionais talentosos e que possuam conhecimento quanto a recursos tecnológicos de ponta. Iniciativas como esta, da Autodesk, estão se disseminando cada vez mais entre grandes corporações, como a Microsoft, o Google, a Apple e tantas outras, que assumem, desta forma, compromissos sociais de auxiliar as novas gerações para os desafios do futuro.

Por João Luís de Almeida Machado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s