Três segundos ou nada…

Image“Um jovem brasileiro espera em média três segundos para carregar uma página, se a página demorar mais que cinco segundos ele a abandona”. [Gian Martinez, na palestra Cultura Criativa, apresentada na Campus Party 2013]
 
Tome o leite sem ferver.
 
Tire o bolo do forno antes do tempo.
 
Cozinhe o macarrão por menos de 3 minutos.
 
Coma a carne sem dar o tempo básico para seu mínimo cozimento.
 
Qual sabor irá prevalecer? Certamente o do alimento cru, não finalizado, passível de lhe causar dor de barriga.
 
A internet oferece velocidade de processamento cada vez maior, mas em seu manuseio não podemos nos deixar induzir por toda esta rapidez e processar nossas andanças por lá dentro desta passada.
 
É preciso ler. É necessário ter paciência. Saber esperar e aguardar para ter acesso a recursos que deixaremos para trás porque não tivemos a esperada virtude de lidar com o tempo de modo parcimonioso, usando-o em nosso favor e não contra.
 
Porque a pressa? Aonde vão estes jovens nesta sua correria pelas páginas da web? Será que não sabem que não dá para ver tudo o que há na web e no mundo no tempo médio de uma existência humana? 
 
E aquilo que temos para ver… Que tal ver, perceber, analisar, sentir e ponderar, conhecer e aprender de fato? Só é possível experimentar e entender se o tempo para isso for suficiente, se os minutos forem concedidos para que possamos digerir, incorporar e tornar a informação fonte de energia, de sustentação e crescimento…
 
Se não damos o tempo, o alimento mal digerido passa pelo corpo e não permanece. Ao final é expelido sem que conceda ao organismo aquilo que se espera dele…
 
Na internet, nos estudos, nas experiências profissionais precisamos olhar fundo nos olhos de quem conosco trava contato, é fundamental viver o aperto de mão, o debate intenso, a troca ou embate de ideias, as milhas percorridas, a sola de sapato gasta e também toda a navegação que fazemos pelas trilhas do mundo presencial e virtual…
 
A velocidade não pode nos consumir!
 
Por João Luís de Almeida Machado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s