Meio Ambiente: Dados, Metas e Propostas por um mundo melhor (Florestas e Uso da Água)

A questão ambiental depende essencialmente de ações e para que possa ser melhor compreendida, demanda o conhecimento do cenário, sendo assim, trago a seguir dados, metas e propostas de ação captadas a partir do estudo de documentos de importantes organizações mundiais relacionadas ao tema. Confiram:

Image

Tema 1: Florestas Certificadas no Mundo

Fonte: Documento Global FSC Certificates de Maio/2013 (Disponível em: https://ic.fsc.org/download.facts-and-figures-june-2013.a-1946.pdf)

Dados:

Conceito: Florestas Certificadas são áreas trabalhadas dentro de princípios e critérios ecologicamente corretos com o intuito de tornar viável economicamente o plantio e manutenção da terra e das árvores para produzir benefícios sociais atuando dentro de um modelo mundial de bases sustentáveis certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council/Conselho de Manejo Florestal).

– 43,13% do Total de Florestas Certificadas ou 77 milhões de hectares estão na EUROPA

– 39,67% do Total de Florestas Certificadas ou 71 milhões de hectares estão na AMÉRICA DO NORTE

– 7,1% do Total de Florestas Certificadas ou 12 milhões de hectares estão na AMÉRICA DO SUL E CENTRAL

– 4,57% do Total de Florestas Certificadas ou 8 milhões de hectares estão na ÁSIA

– 4,16% do Total de Florestas Certificadas ou 7,4 milhões de hectares estão na ÁFRICA

– 1,36% do Total de Florestas Certificadas ou 2,4 milhões de hectares estão na OCEANIA

– O Total de Áreas Florestais Certificadas no Mundo atinge 179,5 milhões de hectares, distribuídos por 79 países.

Comentário: Em se analisando os dados percebemos que a preocupação com a criação de áreas florestais planificadas e preparadas para abastecer as necessidades de consumo da humanidade sem agredir regiões naturais e desta forma preservando-as, dentro de ações sustentáveis e coordenadas, atinge ainda reduzido número de países e concentra-se principalmente na Europa e na América do Norte. Áreas com grandes florestas como a América do Sul, a Ásia e porções do continente africano, ainda não estão atuando dentro destes critérios, o que seria altamente recomendável.

Image

Tema 2: Uso da Água no Mundo

Fonte: http://www.unwater.org/statistics_use.html

– A população mundial cresce em aproximadamente 80 milhões de pessoas anualmente o que implica a demanda por cerca de 64 bilhões de metros cúbicos de água a mais por ano.

– Como o mundo utiliza a água:

a) 70% desta água é usada para a irrigação na agricultura

b) 20% é utilizada pela indústria

c) 10% é usada para fins domésticos

– A utilização de água para a criação de animais demanda de 8 a 10 vezes mais recursos hídricos do que a produção de alimentos.

– O uso de água irá crescer, segundo os especialistas em até 50% nos países desenvolvidos e 18% nas nações em desenvolvimento.

– Em 60% das cidades europeias com mais de 100 mil habitantes a água do subsolo está sendo consumida numa velocidade maior do que a natureza é capaz de repor.

– Mais de 1,4 bilhões de pessoas vivem na margem de rios e utilizam mais água do que necessitam o que ocasiona perda de volume de água destes leitos d’agua.

Comentário: A escassez de água no planeta já é uma realidade. Recurso elementar para a sobrevivência humana, a água falta em várias nações e gera conflitos que, de acordo com a perspectiva de especialistas, tornarão este insumo a razão de guerras mais impactantes do que qualquer outro produto na história da humanidade, mesmo o petróleo. Percebe-se que uma grande parte do consumo está associado as ações produtivas (agricultura, pecuária e indústria) o que deveria mobilizar e promover o surgimento de estudos, metas e ações efetivas que reduzissem consideravelmente o consumo nestas áreas. Seriam interessantes políticas públicas que estimulassem a reutilização da água ou a criação de cisternas de captação de água da chuva para suster parte deste esforço produtivo. Além disso, a educação nas escolas deveria enfatizar a necessidade do consumo sem desperdício desde a entrada das crianças na escola. Metas de utilização por indivíduo, família e casa/apartamento poderiam ser criadas e gerar premiação ou multas para quem as atingissem ou não.

Por João Luís de Almeida Machado

One thought on “Meio Ambiente: Dados, Metas e Propostas por um mundo melhor (Florestas e Uso da Água)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s