Serviço de atendimento ao cliente…

Image

– Alô…

– Bem-vindo ao serviço de atendimento ao cliente da empresa XYZ, para iniciar seu atendimento digite o número de seu CPF ou código de cliente.

– Mas eu só queria…

– Se deseja que a mensagem anterior seja repetida, clique 1. 

– Deixa ver… Acho melhor o CPF, vamos lá: 078.963.000-99 (digita no teclado do telefone celular).

– Não foi possível realizar a identificação do código, por favor clique 1 se quiser tentar novamente e clique 2 se quiser sair deste atendimento. 

Ele rapidamente clica o número 1.

– Agora estou preparado… [Digita rapidamente o número do CPF e, na pressa, erra um dos números].

– O número digitado não confere com nossos registros. Por favor, clique 1 se quiser reiniciar o processo…

Volta a clicar o número 1, já perdendo um pouco a paciência, mas recomeça e desta vez consegue inserir o número do CPF.

– Bem-vindo ao serviço de atendimento ao cliente da empresa. Anote o número do protocolo deste atendimento: 019673987600016754. Se quiser que repita, digite 1. Caso queira ser atendido, digite 2.

Ele rapidamente digita 1 e não anota o protocolo.

– Já identificamos seu cadastro. Se quer fazer um upgrade em seus serviços, clique 1. Caso este não seja o motivo de sua ligação, clique 2.

Impaciente ele clica 1 e aguarda.

– Se tiver que atualizar cadastro, clique 1; caso deseje comprar algum novo serviço, clique 2; se estiver buscando auxílio técnico, clique 3; se for cliente Max, clique 4; se desejar resgatar benefícios, clique 5; se estiver buscando departamento financeiro, clique 6; se quiser falar com um atendente, clique 7.

– São tantas opções que fico até confuso… Acho melhor clicar 7 e falar com um atendente.

– Aguarde que já iremos atendê-lo, você é o cliente número 27 na lista de espera para atendimento.

Passam-se alguns minutos e logo vem uma nova mensagem…

– Aguarde que já iremos atendê-lo, você é o cliente número 22 na lista de espera para atendimento.

Mais alguns minutos e nova mensagem…

– Desculpe pela demora, mas você já é o cliente número 14 da lista de espera e em alguns minutos será atendido.

Mais uns 10 minutos se passaram até que ele fosse o número 2 da lista, prestes a explodir e disposto a acionar os órgãos de defesa do consumidor… Já excomungava a empresa, queria aproveitar a ligação para mudar de operadora, dizia palavrões e impropérios do lado de cá da linha [e jurava ouvir, por trás daquelas músicas de espera a tentar acalmar os ânimos do cliente, alguns risinhos, o que lhe deixava ainda mais p… da vida].

– Olá, senhor, podemos conferir alguns de seus dados para atendê-lo?

– Vamos lá, é rápido, não é?

– Sim. Diga-me seu CPF, endereço e nome da mãe…

E ele se pôs a pensar, mas já não inseri o CPF no início da ligação? Eles não tem todo o meu cadastro? Tudo bem, deve ser por segurança, então vamos lá…

– 078.963.000-99 é o CPF. O endereço é rua Massachussets, número 345, edifício Manhattan, apartamento 27, bairro do Limoeiro…

– O senhor pode passar o CEP?

– Não sei ao certo, mas acho que é 45678-000. Confere?

– Vou verificar… [Alguns segundos de silêncio total e ele pensa que caiu a linha, mas antes que desligue volta a atendente].

– Sim, confere. Mas ainda falta o nome de sua mãe…

– Ok. Ela se chamava Maria de Fátima Guimarães.

– Tudo bem. Confere. Em que posso servi-lo?

– Foi feita uma cobrança a mais na minha conta deste mês…

– Senhor, não posso atendê-lo, você teria que entrar em contato com o setor financeiro. Será necessário que ligue novamente.

– Não, mas espera aí… [nitidamente nervoso do outro lado da linha] Então vamos fazer o seguinte, vou ligar para o Procom e reclamar direto com eles. 

– Posso então lhe transferir diretamente para o setor de cobranças se quiser…

– Posso também fechar minha conta com vocês… Além de cobrarem a mais para conversar com vocês é uma dificuldade…

– Aí lhe transfiro para alguém que possa negociar algum desconto, além da revisão deste débito a mais feito em sua conta…

– Está começando a melhorar, acho que agora estamos falando a mesma língua, você pode me transferir já?

– Sim senhor, vou transfe… [Cai a linha]

Bufando e subindo pelas paredes ele liga de novo para a prestadora de serviços. Lembra-se que não anotou o número do protocolo e nem perguntou o nome da atendente, mas reza para conseguir retomar o contato…

– Bem-vindo ao serviço de atendimento ao cliente da empresa XYZ, para iniciar seu atendimento digite o número de seu CPF ou código de cliente.

Estressado como estava decide então ir a uma central de atendimento ao cliente, localizada a algumas quadras de sua casa. Ao chegar lá, percebe que a sala de espera leva a uma salinha conexa, onde as pessoas iniciam o atendimento não diretamente com uma pessoa, mas com uma linha de atendimento diretamente conectada ao Serviço de Atendimento Telefônico Automático ao Cliente…

Por João Luís de Almeida Machado

Membro da Academia Caçapavense de Letras

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s